top of page
LOGO GASTRONOMIA COM FIO 2.jpg

Minas e suas RIQUEZAS gastronômicas

Minas Gerais é conhecida nacionalmente e internacionalmente por sua gastronomia. As várias regiões do estado produzem deliciosos e tradicionais quitudes e iguarias que chegam a dar água na boca. Uma maneira interessante e gostosa de conhecer tudo isso é participando dos festivais, feiras e encontros gastronômicos que acontecem todos os anos em várias cidades.

 

     E, você leitor, sabia que é o dia 5 de julho que se comemora o “Dia da Gastronomia Mineira”? Ela foi escolhida em homenagem ao nascimento do professor e escritor Eduardo Frieiro, autor do livro Feijão, Angu e Couve – ensaio sobre a comida dos mineiros. Publicado em 1966 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira obra a abordar a culinária mineira do ponto de vista histórico e sociológico.
   Existe até um calendário oficial que marca as datas dos principais festivais. Por exemplo: em abril acontece em Belo Horizonte, o Festival Comida di Buteco. E o evento cresceu tanto que chegou em outras cidades do país e agora também possui uma etapa nacional. A Festa Cultural da Goiaba em São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto) em maio é outra opção. Lá não só os visitantes vão encontrar várias opções de doces de goiaba, como diversos outros tipos produzidos artesanalmente pelos moradores. 
   Além da goiaba como atrativo e estrela principal da festa, é possível saborear muitas delícias da culinária mineira acompanhadas de variadas cervejas artesanais locais. Essa festa é realizada desde 1993. “O evento valoriza nossa cultura e celebra a tradição que, de geração em geração, segue adoçando a ida de quem aqui vive ou vem de fora degustar as riquezas culinárias, históricas e naturais de São Bartolomeu”, afirma Pia Márcia, doceira e coordenadora da Festa da Goiaba. 
   Outros festivais realizados no mês de maio são: em Congonhas, o tradicional Festival da Quitanda com diversas apresentações culturais, noite de caldos e viola e outras delícias da culinária mineira. Em Catas Altas a atração é a Festa do Vinho e une sabor e cultura aos pés da Serra do Caraça. Em Caxambu, o Festival Boa Mesa. 
   Já em junho tem a Expocachaça em Belo Horizonte, a Festa do Pé de Moleque na cidade de Piranguinho cujo  preparo do doce é artesanal e tombado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais. Porém, a fama do queijo de Minas é indiscutível e atrai gente de todos os cantos do país.             Em São Roque de Minas, o “Festival do Queijo Canastra” tem mobilizado as pousadas e restaurantes locais durante todo o mês de julho. 
   Nos outros meses do ano também são realizados eventos que privilegiam a boa mesa, bem como o já internacionalmente conhecido “Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes”.
 (Fotos: Ane Souz)

20230423_150950.jpg
21042023_Festa da Goiaba_Sao Bartolomeu_Foto- Ane Souz_2878.jpg
22042023-Festa da Goiaba_Sao Bartolomeu_Foto- Ane Souz_4387.jpg
bottom of page