



Notícias e receitas
Acompanhe aqui, nesta página, as novidades do que acontece no setor de gastronomia (receitas, lançamentos, dicas, etc) e na cultura, não só em Pará de Minas como em várias partes de Minas e do Brasil.
Natal Luz em Pará de Minas

Veja a programação no site acima. Aproveite para confraternizar com os amigos, parentes as alegrias do Natal. Pará de Minas se enfeita para a chegada da do Menino Jesus. FELIZ NATAL!
Receita de Natal

INGREDIENTES
-
1 peru de 5 kg
-
100 g de manteiga
-
½ xícara (chá) de vinho branco
-
1 tangerina (ou laranja)
-
ramos de sálvia para decorar
-
Sal e pimenta do reino a gosto
MODO DE PREPARO
-
1 - Coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.
-
2 - Pré-aqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).
-
3 - Retire o peru (descongelado) da geladeira e retire os miúdos.
4 - Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo.
5 - Com um papel-toalha, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Pincele todo o peru com a mistura de manteiga com vinho e salpique com sal e pimenta a gosto. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque uma metade na cavidade, deixando outra para tampá-la.
6 - Leve a assadeira com o peru ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas - a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga.
7 - Para verificar se o peru está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do peru comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.
8 - Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.
-
Transfira o peru para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.
Para o Molho:
Ingredientes:
-
500 gramas de Cranberries Desidratados
-
100 gramas de açúcar mascavo
-
500 ml de vinho do Porto Ruby
-
1 colher (sopa) rasa de Amido de Milho
-
100 ml de água
MODO DE PREPARO
1 - Misture os Cranberries desidratados com o açúcar mascavo e o vinho do Porto Ruby. Deixe cozinhar em fogo bem baixo por 10 minutos, até perceber que os Cranberries se hidrataram e ficaram suculentos. Dilua o amido de milho em 100 ml de água fria e adicione ao molho. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, até que fique uniforme e com consistência mais grossa.Sirva o peru com o molho por cima. Bom apetite!
Rabanada vegana:
mais uma receita para o seu Natal

Para fechar a ceia com uma sobremesa natalina, a Raízs também separou panetones veganos para quem quiser fazer a famosa rabanada em uma versão plant based. Além disso, o uso de leite vegetal, açúcar mascavo, óleo de coco e o extrato de baunilha, vão deixar a receita mais saudável do que a comum.
O preparo da receita de rabanada é fácil e prático:
-
Comece cortando o panetone em fatias não tão grossas;
-
Em um recipiente fundo, misture o leite vegetal, o extrato de baunilha e duas colheres de açúcar mascavo e depois reserve;
-
Depois, mergulhe as fatias de panetone dentro do leite vegetal com açúcar mascavo e em seguida empane na farinha de sua preferência;
-
Aqueça uma frigideira média com óleo de coco, em fogo baixo;
-
Coloque as fatias de rabanada vegana no fundo da frigideira e deixe dourar bem dois lados.
-
Enquanto isso, em outro recipiente, misture canela e açúcar a gosto;
-
Retire as fatias da frigideira, passe para um prato com papel toalha e em seguida passe na mistura de açúcar e canela.
-
Sirva e aproveite o Natal com a sua família!
Partiu, férias! “Três fantasias”

As férias escolares já começaram e existem diversas possibilidades nessa hora de brincar e se divertir, desde a simples distração, até um encontro com novos conhecimentos. Uma boa opção nas férias, portanto, é a leitura, um hábito que não deve “ficar de lado”, justamente por permitir que os “pequenos” aprendam brincando enquanto desenvolvem a imaginação e a criatividade.
Três autores, três épocas, três lugares e... um tema central, reunindo três narrativas: o super-real. Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e Águas Claras, de Isabel Vieira, possuem esse elemento incômodo em suas histórias. Os personagens principais adentram um universo que extrapola a realidade: há o mundo fantasioso e inusitado, mas também a vontade de contrapor alguma lógica a esse tipo de universo.
Nessas três histórias, é possível acompanhar as andanças de Dom Quixote que combate inimigos imaginários ou da ilustre Alice em delirantes peripécias no País das Maravilhas, um lugar onde a realidade parece ter virado do avesso. Além dessas obras universalmente consagradas, há também a inédita Águas Claras, de Isabel Vieira, que surpreende o leitor com uma situação extraordinária envolvendo as primas Luiza e Rosa Flor: em meio a uma viagem de férias pela região do Araguaia, as duas se veem em tamanho diminuto, aprisionadas em uma garrafa à deriva no rio.
Preço: R$ 61,94 (Link para compra)
Autor: Miguel De Cervantes, Lewis Carroll e Isabel Vieira
Indicação: Ensino Fundamental 2
Editora Atual
Tiramisú

INGREDIENTES:
Para a montagem:
½ xícara de café preparado
Cacau em pó a gosto
300g de biscoito tipo Champagne
Para o Creme:
250g de Mascarpone
60g de açúcar
3 ovos
MODE DE PREPARO:
Para o Creme:
1 – Em uma batedeira, bata os ovos até começarem a espumar. Adicione o açúcar aos poucos e pare de bater no momento em que a mistura estiver firme e homogênea.
2 – Adicione o mascarpone com cautela, e com movimentos circulares (de baixo para cima) incorpore tudo.
Para a Montagem:
1 – Molhe os biscoitos no café
2 – Em uma travessa, adicione um pouco de creme no fundo e, em seguida, os biscoitos embebidos. Cubra os biscoitos com mais uma camada de creme e polvilhe com cacau em pó. Repita o processo mais duas vezes.
3 – Deixe gelar por, no mínimo, 6 horas e ao servir, finalize com cacau em pó por cima.
O açaí da Mata Atlântica

Pesquisadores da EMBRAPA desenvolvem produtos com os frutos da palmeira juçara:
-
Pesquisadores desenvolveram corante, bebida tipo smoothie e diferentes tipos de polpa de juçara.
-
Fruta é rica em compostos antioxidantes o que a torna potencial matéria-prima de produtos benéficos à saúde humana.
-
Polpa desidratada apresentou forte poder corante, podendo ser aplicada em pequenas quantidades para conferir e reforçar a cor de diferentes produtos.
-
A agregação de valor aos frutos da juçara ajuda a proteger a espécie, nativa da Mata Atlântica, que já esteve ameaçada de extinção.
Fruto nativo da Mata Atlântica, a juçara (Euterpe edulis) é saudável e ótimo ingrediente para diferentes produtos alimentícios. Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) que transformou a fruta em bebida tipo smoothie, corante e outros tipos de apresentação de polpa.